terça-feira, 20 de maio de 2014

Positivo e seguro

Inicialmente não esperava seguir, de perto, estas eleições europeias. Já na recta final, deixo algumas notas: Dadas as circunstâncias do país e da própria Europa, será difícil esperar um mudança radical de paradigma no seio das instituições europeias. Ao que tudo indica a Direita renovará a sua maioria mas desta vez com a Esquerda, como quem diz o centro-esquerda, com maior representação e influência na política europeia.
Como se sabe, sociais democratas e socialistas sempre tiveram em concordância quanto à integração europeia, apesar de algumas divergências de caminhos a seguir. 
Contudo, o Partido Social Democrata foi tomado de assalto por um bando de radicais, pseudo liberais, que foram, com a concordância das instituições europeias, "experimentando" a política da austeridade, óptima na tabela de excell mas um fracasso na prática. O que acabou por revestir as eleições de uma espécie de avaliação a esta política. Ideia que parece-me correctíssima, deixe-se de lado esse raciocínio formal de que estas eleições nada têm a ver com a política interna, claro que tem! Este governo teve sempre o apoio da Comissão Europeia em toda acção política.
António José Seguro, na sua primeira eleição relevante enquanto secretário-geral (as autárquicas não contam neste aspecto), não deixa o trabalho em mãos alheias e tem corrido o país de "lés a lés", na rua, nas empresas, nos comícios, em suma, em toda actividade de campanha possível. Seguro sabe bem qual é o seu meio, é na rua, na campanha, aí sim ele é forte. O PS apostou na estratégia "primeira volta das legislativas de 2015", e está a mostrar um candidato todo-terreno. Antecipou-se ao governo com as linhas de um programa de governo, o seu candidato interage bem com a população e não precisa de grande comitiva.
Continuo a achar os discursos de Seguro muito pesados, mas fora isso dou nota positiva (talvez pela primeira vez). Não estou extasiado com a performance do PS, mas estou satisfeito com a atitude de Seguro.

Sem comentários:

Enviar um comentário